Co-Presidente do SPA recebe prêmio da AAAS 2021

A recente atuação de Carlos Nobre como Co-Presidente do Painel Científico para a Amazônia, no qual ele supervisiona cerca de 200 cientistas, ajudou a conferir-lhe o prestigioso prêmio

NOVA IORQUE (E ZOOM) — (08 de fevereiro de 2021) A Associação Americana para o Avanço da Ciência (American Association for the Advancement of Science, ou AAAS) anunciou hoje que Carlos Nobre, um dos top cientistas climáticos do Brasil e Co-Presidente do Painel Científico para a Amazônia (SPA), venceu o Prêmio de Diplomacia Científica da AAAS 2021.A cerimônia online oficial será realizada no dia 10 de fevereiro de 2021.

O Prêmio da AAAS

O Prêmio de Diplomacia Científica da AAAS é entregue a indivíduos ou grupos que fazem uma contribuição notável para o avanço da diplomacia científica. O prêmio é concedido anualmente na Reunião Annual da AAAS.

Durante o encontro deste ano, Nobre moderou a sessão “Caminhos para o Desenvolvimento da Amazônia: Fomentando Conservação e Prosperidade”, que contou com a participação dos autores do SPA Ricardo Abramovay, Jos Barlow, Joice Ferreira, Paulo Moutinho, Plinio Sist e Mariana Varese. 

Durante o evento, os cientistas discutiram maneiras pelas quais a restauração e a redução do desmatamento podem ser usadas para proteger a biodiversidade, sustentar a subsistência local e manter altos estoques de carbono e processos ecossistêmicos ao longo do século 21. Ao explorar experiências e melhores práticas desenvolvidas pelas populações locais, empresários, tomadores de decisão, ativistas, cientistas e outros atores-chave que trabalham ativamente em toda a Amazônia, os painelistas também enfatizaram exemplos bem-sucedidos de como o aprendizado cooperativo e o compartilhamento de conhecimento entre povos indígenas, comunidades tradicionais e os cientistas estão melhorando a gestão de terras comuns e recursos naturais, ao mesmo tempo em que protegem direitos em várias escalas espaciais.

Segundo Nobre, “A Amazônia corre sério risco de desaparecer. As taxas de desmatamento vêm aumentando – ultrapassaram 20.000 km2 em 2020, sendo mais de 50% desse valor referente à Amazônia brasileira. Além disso, houve um número recorde de incêndios florestais, contribuindo para a degradação ambiental. Precisamos urgentemente encontrar um caminho alternativo de desenvolvimento na Amazônia. Este é um desafio para todos nós – principalmente para os países amazônicos; isto deve ser liderado por países amazônicos – mas é um compromisso global. O Painel Científico para a Amazônia está lidando diretamente com essas questões. Como identificar um futuro sustentável? Como identificar caminhos sustentáveis ​​para a Amazônia? Nesse sentido, a diplomacia científica é fundamental, pois temos que comunicar a ciência de forma ampla a todos os públicos, aos formuladores de políticas públicas, ao setor privado, à sociedade em geral, aos povos amazônicos, a fim de preservar os direitos das populações tradicionais da Amazônia. Portanto, o objetivo do SPA é reunir conhecimento científico de alto nível e divulgá-lo de forma ampla, global e particularmente entre os países amazônicos para encontrar um tipo diferente de desenvolvimento.”

Por que Carlos Nobre?

O Prêmio Nobel Carlos Nobre é um dos cientistas climáticos mais conhecidos do Brasil. Nobre foi Secretário Nacional de Políticas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações do Brasil; Presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); e Presidente do Programa de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia (LBA). Ele é membro estrangeiro da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, e membro da Academia Brasileira de Ciências e da Academia Mundial de Ciências. Ele é membro fundador do World Resources Institute (WRI). 

Nobre foi autor do Relatório Climático do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas), vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 2007. Ele também ganhou o Prêmio Volvo de Meio Ambiente por seu trabalho na Amazônia em 2016. 

Carlos Nobre é apaixonado pela Amazônia desde sua primeira visita ao bioma, nos anos 1970. Desde então, Nobre dedicou grande parte de sua carreira ao estudo e proteção da Amazônia. Atualmente, ele é um dos fundadores da Iniciativa Amazônia 4.0, que propõe o desenvolvimento de uma “economia verde” equitativa e socialmente inclusiva que seja voltada para a biodiversidade na Amazônia, valorizando a natureza por meio de produtos de florestas tropicais em pé e com rios fluindo. 

Seu recente trabalho no Painel Científico para a Amazônia, no qual supervisiona o trabalho de cerca de 200 cientistas e autores, inspirou a AAAS a premiá-lo com o Prêmio de Diplomacia Científica AAAS 2021.

O Painel Científico para a Amazônia

A Amazônia está perto de um ponto de inflexão e agora é mais urgente do que nunca encontrar caminhos alternativos para o desenvolvimento sustentável da região. Em resposta a essa ameaça, e inspirado pelo Pacto de Letícia pela Amazônia, que destaca a importância da pesquisa, da tecnologia e da gestão do conhecimento para orientar a tomada de decisões, um grupo de cientistas conceituados formou o Painel Científico para a Amazônia no dia 23 de setembro de 2019, nas Nações Unidas, em Nova York, na véspera da Cúpula do Clima do Secretário-Geral da ONU.

O Painel foi lançado oficialmente no dia 23 de julho de 2020, e atualmente é formado por aproximadamente 200 cientistas – dois terços provenientes da região amazônica – para debater, analisar e reunir o conhecimento acumulado e colaborativo da comunidade científica, povos indígenas e comunidades locais (PICLs), e outras partes interessadas que vivem e trabalham nos países amazônicos.

O SPA está reunido sob os auspícios da Rede de Soluções de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (SDSN). Carlos Nobre, em conjunto com Andrea Encalada, é Co-Presidente desta iniciativa inédita, que foi organizada pelo renomado economista Jeffrey Sachs e tem a assessoria estratégica de um grupo de líderes reconhecidos em seu Comitê Estratégico, incluindo Juan Manuel Santos, o ex-presidente da Colômbia, ícones culturais como o famoso fotógrafo Sebastiäo Salgado, e José Gregorio Díaz Mirabal, eleito líder dos Povos Indígenas da Amazônia. 

O SPA está desenvolvendo um relatório inédito, fornecendo uma avaliação científica rigorosa do estado dos ecossistemas amazônicos, tendências e implicações para o bem-estar de longo prazo da região, enquanto também explora oportunidades e opções de políticas relevantes para a conservação e o desenvolvimento sustentável da Amazônia. O Relatório do SPA será lançado no segundo semestre de 2021.