SOBRE O SPA
O Painel Científico para Amazônia (SPA), inspirado pelo Pacto Letícia, é a primeira iniciativa regional científica de alto nível dedicada à Amazônia. O Painel foi estabelecido com o objetivo de deixar clara a importância científica, econômica e moral para a conservação e para abordar o desmatamento, a degradação ambiental e os incêndios generalizados que se intensificaram nos últimos anos.
Atualmente, o Painel é composto por mais de 280 cientistas, responsáveis por elaborar o Relatório de Avaliação da Amazônia 2021. O Relatório, lançado durante a COP26, tem sido considerado uma “enciclopédia” sobre a região amazônica. Este relatório histórico é inédito por seu alcance científico e geográfico, pela inclusão de cientistas Indígenas e por sua transparência, tendo sido submetido a revisão por pares e a uma consulta pública. O SPA também visa estimular o avanço da ciência, sintetizando lacunas de conhecimento e envolvendo mais instituições científicas e jovens pesquisadores, além de estimular o investimento em ciência, tecnologia e inovação na região amazônica.
O SPA está organizado sob os auspícios da Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável (SDSN, da sigla em inglês). Prof. Jeffrey Sachs, Diretor da SDSN, é o fundador do SPA, e o Dr. Carlos Nobre (Instituto de Estudos Avançados – USP) e a Marielos Peña-Claros (Universidad de Wageningen) são os co-presidentes.
Secretaria do SPA:
Federico Viscarra, Julia Arieira, Diego Brandão, Isabella Leite, Gabriel Sperandeo, Julie Topf, Daniel Bernstein e Gabriela Arnal.
Pilar Calderon; Coimbra Sirica; Ilona Szabó
Ilustrações:
Imagens:
Sebastián Hacher
Design:
Desenvolvimento da Plataforma: