SOBRE
O SPA

O Painel Científico para Amazônia, inspirado pelo Pacto Letícia, é a primeira iniciativa científica de alto nível dedicada à Amazônia. O Painel foi estabelecido com o objetivo de deixar clara a importância científica, econômica e moral para a conservação e para abordar o desmatamento, a degradação ambiental e os incêndios generalizados que se intensificaram nos últimos anos.

Atualmente, o Painel é composto por mais de 240 cientistas, responsáveis por elaborar o Relatório de Avaliação da Amazônia 2021. O Relatório, lançado durante a COP26, tem sido considerado uma “enciclopédia” sobre a região amazônica. Este relatório histórico é inédito por seu alcance científico e geográfico, pela inclusão de cientistas Indígenas e por sua transparência, tendo sido submetido a revisão por pares e a uma consulta pública. O SPA também visa estimular o avanço da ciência, sintetizando lacunas de conhecimento e envolvendo mais instituições científicas e jovens pesquisadores, além de estimular o investimento em ciência, tecnologia e inovação na região amazônica.

O SPA está organizado sob os auspícios da Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável (SDSN, da sigla em inglês). Prof. Jeffrey Sachs, Diretor da SDSN, é o fundador do SPA, e o Dr. Carlos Nobre (Instituto de Estudos Avançados – USP) e a Marielos Peña-Claros (Universidad de Wageningen) são os co-presidentes.

Secretaria do SPA:

Julia Arieira; Lauren Barredo; Diego Brandão; Isabella Leite; Eliran Oz; Gabriel Sperandeo; Julie Topf; Federico Ernesto Viscarra

Conselheiras de Comunicação Sênior

Pilar Calderon; Coimbra Sirica; Ilona Szabó

Colaboradores do Site:
Somos gratos(as) aos seguintes artistas e cartógrafos por nos permitirem utilizar seu incrível trabalho.

Ilustrações:

Enrique Bernadou, com a direção de arte de Juan Heilborn. www.elsurti.com www.elsurti.com
Mapas:
Informação de www.mapbiomas.org e adapação de www.roqueleal.me

Instituto Socioambiental (ISA)

Imagens:

Amazônia Real, curada por Alberto Araujo, Musuk Nolte, Luciano Candisiani, Victor Moriyama, Nicola Okin Frioli, e Midía Índia
Edição de texto:

Sebastián Hacher

Design:

Juan Brenner

Desenvolvimento da Plataforma:

Design do website realizado por Vistprojects