Carta de apoio à Nemonte Nenquimo

Prezada Nemonte,

Sua carta nos comoveu profundamente.

Apoiamos totalmente o seu apelo para acabar, hoje, com o modelo de desenvolvimento destrutivo e insustentável realizado na Amazônia, e que está devastando a maior floresta tropical do mundo, lar de 35 milhões de pessoas, inclusive de mais de um milhão de Povos Indígenas que, como você, têm realizado o manejo sustentável da floresta em pé e de seus ecossistemas associados por mais de 12.000 anos.

Você não está sozinha neste apelo urgente. Nós, do Painel Científico para a Amazônia – composto por mais de 180 cientistas e pesquisadores dos oito países amazônicos, Guiana Francesa, e parceiros globais – nos unimos a você neste pedido para que líderes dos países amazônicos, Chefes de Estado, e cidadãos do mundo, se comprometam a proteger a Amazônia dos impactos conjuntos de indústrias extrativistas, agricultura improdutiva em constante expansão, mineração ilegal, desmatamento, degradação florestal e ribeirinha, incêndios e mudanças climáticas, agora ainda mais exacerbados pelo COVID-19.

Em uma declaração direcionada a Chefes de Estado, Agências da ONU, e cidadãos globais, na ocasião da Cúpula da ONU sobre Biodiversidade realizada em 30 de setembro de 2020, nós fizemos um apelo para a promoção da restauração ecológica, do uso adequado de áreas degradadas e da gestão sustentável de recursos para uma transição para uma bioeconomia vibrante de florestas em pé, rios saudáveis e baseada em direitos, enfatizando que atenção especial deve ser dada às necessidades dos jovens e crianças.

Nós também recomendamos fortemente uma recuperação econômica para a Amazônia pós-COVID-19 com ênfase em empregos verdes impulsionados pelo investimento em infraestrutura verde sustentável de baixo carbono, incluindo saúde, educação, e acesso a água potável, saneamento e banda larga, e baseada no reconhecimento dos direitos dos Povos Indígenas e das comunidades locais, que são os administradores da Amazônia.

Nós reconhecemos e apreciamos o valor do conhecimento tradicional dos Povos Indígenas e a grande diversidade de conhecimento local e regional, e buscamos integrá-los com a pesquisa científica do Painel sobre conservação e restauração, para co-criar soluções e recomendações que respeitem e aceitem as diferentes visões de mundo na busca por caminhos para o desenvolvimento sustentável da Amazônia. Estamos especialmente honrados por contar com diversos cientistas indígenas entre nossos membros.

Estamos realizando uma avaliação científica abrangente sobre o estado da Amazônia – a primeira do tipo – e iremos propor soluções práticas e relevantes para políticas públicas, recomendações e caminhos para a conservação e o desenvolvimento sustentável da Amazônia. Nosso Painel irá se envolver localmente, regionalmente e globalmente com formuladores de políticas públicas e com a ampla gama de atores da região para mobilizar apoio para a conservação e a implementação de caminhos para o desenvolvimento sustentável na Amazônia.

Nós concordamos com você: É necessária uma ação local, nacional e global urgente e, como você, pedimos aos governos, empresas, instituições financeiras, sociedade civil, academia, cientistas, mídia, comunidades religiosas, e pessoas de boa-vontade em todos os lugares, para se juntarem a nós em um esforço coletivo para respeitar a Amazônia e suas populações, e investir em seu desenvolvimento sustentável de longo prazo.

Você não está sozinha.

Painel Científico para a Amazônia