SPA lança curso on-line inédito: “A Amazônia Viva: Ciência, Culturas e Sustentabilidade na Prática”

[Nova York, EUA, 18 de março de 2024] — A Amazônia, a maior floresta tropical e bacia hidrográfica do mundo, enfrenta desafios urgentes como desmatamento, degradação, mudanças climáticas e ilegalidades. Em resposta, o Painel Científico para a Amazônia (SPA) está dando um passo importante para promover uma melhor compreensão dessas ameaças e seus impactos. Isso tem sido feito para promover a conscientização e a participação popular no desenvolvimento de soluções sustentáveis para a Amazônia. Em colaboração com a SDG Academy, o World Wildlife Fund (WWF) e o Banco Mundial, e com o apoio financeiro do Global Environment Facility (GEF), a SPA lançou hoje o seu inovador curso on-line aberto e massivo (MOOC) , “A Amazônia Viva: Ciência, Culturas e Sustentabilidade na Prática“.

O curso gratuito, disponível em Inglês, Espanhol e Português, visa proporcionar aos participantes uma compreensão abrangente dos desafios que esta região vital enfrenta. Abrange tendências atuais, ameaças e impactos nos ecossistemas da Amazônia, bem como as práticas sustentáveis essenciais para salvaguardar a região e promover o desenvolvimento sustentável. Ministrado por especialistas que abrangem uma variedade de disciplinas, incluindo biodiversidade, conservação, mudança no uso da terra, ciências climáticas e antropologia, o curso atende estudantes e profissionais de todos os setores.

“A inscrição no MOOC é fundamental para profissionais, estudantes e líderes de diversos setores que buscam compreender o papel que a Amazônia desempenha na regulação do clima global, na conservação da biodiversidade e na prestação de serviços ecossistêmicos essenciais. Compreender esses processos que fazem da Amazônia um conjunto de ecossistemas vitais para o nosso planeta é crucial para a conservação da floresta e seus benefícios para a sociedade”, disse Carlos Nobre, Co-presidente do SPA, climatologista de renome mundial e instrutor do curso.

O conteúdo do curso baseia-se no principal Relatório de Avaliação da Amazônia de 2021 , produzido pelos cientistas do SPA e lançado na COP26 em Glasgow, bem como em várias publicações recentes do SPA . Os participantes explorarão profundamente as origens, a biodiversidade e o significado cultural da Amazônia. Compreenderão o seu papel crítico na regulação climática global e os riscos colocados pela sua degradação. Através de conhecimentos sobre o manejo indígena da floresta, os participantes aprenderão sobre as práticas de gestão sustentável e, ao analisar ameaças como o desmatamento, eles obterão uma compreensão diferenciada dessas questões complexas. Em última análise, o curso visa inspirar a defesa e a implementação de soluções sustentáveis para a conservação da Amazônia.

Os principais estudiosos e especialistas da Amazônia, incluindo líderes indígenas, atuam como docentes neste MOOC, dentre eles:

  • Carlos Nobre, Co-presidente do SPA e pesquisador sênior do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo;
  • Nadino Calapucha, Líder Kichwa Amazônico e Presidente da Fundação de KAMBAK;
  • Jhan-Carlo Espinoza, Diretor de Pesquisa do Instituto Francês de Pesquisa para o Desenvolvimento Sustentável (IRD);
  • Philip Fearnside, Pesquisador Sênior do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA);
  • Susanna Hecht, professora da Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA);
  • José Marengo, Coordenador Geral do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN);
  • Lilian Painter, Diretora do Programa Nacional da Bolívia na Wildlife Conservation Society (WCS);
  • Camila Ribas, Cientista do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA); e
  • Martha Rosero-Peña, Diretora de Inclusão Social (Bolsista Afrodescendente) da Conservation International.

O curso é gratuito, com certificação paga opcional. É individualizado, com estimativa de oito semanas necessárias para conclusão. Nenhum conhecimento prévio é necessário, tornando-o acessível a um amplo público em todo o mundo. O curso permanecerá acessível ao público por tempo indeterminado. Para mais informações e inscrições, acesse o site do curso aqui .

Sobre o Painel Científico para a Amazônia
O Painel Científico para a Amazônia (SPA) é a primeira iniciativa regional de ciência de alto nível dedicada à Bacia Amazônica. O Painel foi criado para tornar claros os argumentos científicos, econômicos e morais a favor da conservação, além de abordar o desmatamento generalizado, a degradação florestal e os incêndios florestais que se intensificaram nos últimos anos, bem como para promover o desenvolvimento sustentável na região. Hoje, o Painel é composto por mais de 250 cientistas que divulgaram o Relatório de Avaliação da Amazônia 2021 na COP26. Esse Relatório tem sido chamado de “enciclopédia” da região amazônica. O SPA é organizado sob os auspícios da Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da ONU (SDSN). O Professor Jeffrey Sachs, Presidente da SDSN, é o organizador, a Sra. Emma Torres é a Coordenadora Estratégica e  os cientistas doutores, Carlos Nobre e Marielos Peña Claros, são os co-presidentes do SPA.
Saiba mais: https://www.aamazoniaquequeremos.org/

Sobre a SDG Academy
A SDG Academy é a principal iniciativa educacional da Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (SDSN). Desde 2014, criou mais de 40 cursos on-line abertos, massivos e gratuitos (MOOCs), de alta qualidade, sobre desenvolvimento sustentável e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Os seus cursos são apresentados pelos maiores especialistas do mundo nas suas áreas e cobrem tópicos como direitos humanos, saúde, educação, alterações climáticas, agricultura, sistemas alimentares e macroeconomia – equipando a próxima geração de profissionais do desenvolvimento sustentável para enfrentar os desafios complexos que o nosso planeta enfrenta.
Saiba mais: https://sdgacademy.org/

Entre em contato com
Gabriela Arnal | gabriela.arnal@unsdsn.org (SPA Comunicações)